Mensagem do Presidente

pedro melo ps

Caros visitantes,

O Portal do Município da Povoação, com uma imagem jovem e renovada, numa perspetiva de valorização da dinâmica dos meios de comunicação no Concelho, visa sobretudo fortalecer a participação na vida municipal e partilhar informação sempre atualizada de toda a atividade desenvolvida e a desenvolver.

Queremos também, através deste meio dar a conhecer o Concelho da Povoação, as suas riquezas e potencialidades, que fazem deste o “mais lindo dos Açores”.

É assim com o maior prazer que Vos convidamos a “visitar” o nosso concelho onde poderá estar permanentemente em contacto com a natureza. Na terra ou no mar, oferecemos um vasto e variado leque de opções que certamente desejará repetir. Com jardins e miradouros de inigualável beleza, parques de sonho, de elevada riqueza botânica, temos caldeiras, lagoa e ainda piscinas de águas quentes férreas onde poderá relaxar, possuímos um campo de golfe, hotéis, casas de turismo rural entre várias outras opções onde poderá pernoitar.

Com uma gastronomia rica e diversificada, no concelho poderá saborear alguns dos melhores pratos e doçaria regionais. Os peixes grelhados e mariscos, as famosas fôfas, os bolos lêvedos, os licores e os biscoitos são apenas bons exemplos de iguarias de eleição. Sobressai da nossa ementa gastronómica, cozido das Furnas confecionado com o vapor que sai do interior da terra vulcânica e que lhe dá um paladar inconfundível.

Abrangendo a costa sueste de São Miguel, o Concelho da Povoação faz parte da maior e mais populosa das nove ilhas que compõem o arquipélago dos Açores.

Local onde desembarcaram os primeiros povoadores o concelho é constituído por seis freguesias e estende-se por 110,32 km2.

A freguesia de Água Retorta, tipicamente rural, com uma enorme fajã mesmo à beira do calhau junto ao mar; O Faial da Terra, presépio da ilha, com tradição na caça à baleia; A Freguesia de Nossa Srª dos Remédios, terra outrora rica em cereais com o seu “Museu do Trigo; A Ribeira Quente, freguesia tradicionalmente piscatória com uma praia de águas tépidas; A freguesia de Furnas na qual se pode sentir o pulsar dos Vulcões, com a sua lagoa, caldeiras, parques botânicos e águas termais e a Povoação, freguesia de riqueza histórica a partir da qual se podem desbravar os “caminhos do povoamento” ou trilhos pedestres.