Freguesia da Povoação

Povoação

A freguesia de Povoação, local onde pisaram os primeiros povoadores da ilha de São Miguel e onde está implantada a sede do concelho, é a mais extensa e mais populosa do município com 2.161 habitantes. É também constituída pelo centro, pelos arredores – Comissão e Morro - pelas Lombas do Cavaleiro, Carro, Botão, Pomar e Pós.

As festividades em honra da padroeira, Nossa Senhora Mãe de Deus que se realizam no primeiro fim de semana de setembro e as festas em honra do Corpo de Deus são um dos pontos altos deste primeiro povoado. É nestas alturas do ano que muitos emigrantes visitam a terra para passarem as festas em família.

Dos pontos turísticos obrigatórios de visita destacam-se o Jardim Municipal, as igrejas de Nossa Senhora Mãe de Deus e a de Nossa Senhora do Rosário, esta última classificada como imóvel de interesse público, por ter sido a primeira igreja paroquial da ilha de São Miguel, o Parque Zoológico, o monumento Porta do Povoamento e a escultura alegórica do Primeiro Povoador, ambos localizados na beira-mar, e os vários mirantes espalhados um pouco por toda a parte, de onde se avistam deslumbrantes panorâmicas.

Icon WWW

Icon Morada Rua Monsenhor João Maurício Amaral Ferreira, 9650-403 Povoação