Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Presidente da Povoação convida pessoa com necessidades especiais a sentar-se na sua cadeira
PDF Versão para impressão Enviar por E-mail

O Presidente da Câmara da Povoação, Pedro Melo, sentou hoje na sua cadeira de onde comanda os destinos do município, Lúcia Aguiar, aniversariante do dia e utente, com necessidades especiais, do Centro de Atividades Ocupacionais (C.A.O.) da Santa Casa da Povoação.

O acontecimento inédito inseriu-se numa visita que esta instituição fez hoje ao edifício dos Paços do Concelho para assinalar, de forma antecipada, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, levando frases de sensibilização aos vários gabinetes da autarquia povoacense e também à Escola Básica e Secundária local.

O Presidente da Povoação que utilizou na sua campanha eleitoral o slogan “Um de nós, por todos nós” fez questão de realçar que todos devem ter os mesmos direitos e que aquele edifício é do povo “portanto ele serve para cumprir esta função”.

Pedro Melo, o Vereador da Cultura e o Chefe de Divisão que também é Provedor da Santa Casa receberam o grupo e fizeram questão de cantar os parabéns a Lúcia Aguiar, que não cabia em si de felicidade.

Frequentam o C.A.O. da Santa Casa da Povoação 19 utentes com necessidades especiais, com idades compreendidas entre os 16 e 50 anos, de ambos os sexos, que ocupam os seus dias, de segunda a sexta, das 8 às 17 horas, com diversas de atividades, designadamente nas oficinas de culinária, expressão plástica, leitura e ainda também na natação.

Este é o terceiro ano que o C.A.O. da Santa Casa assinala a efeméride com atividades direcionadas para a comunidade com o objetivo de sensibilizar a população para as potencialidades que estes utentes conseguem desenvolver. “É importante demostrar à comunidade que estes jovens e adultos também sabem ler, escrever, cozinhar, bordar… Ou seja, fazem imensas atividades como as outras pessoas sem deficiência”, explicou Carolina Amaral, Psicóloga da instituição.

Segundo a mesma Psicóloga, a família tem um papel fundamental neste processo de ensino aprendizagem, uma vez que deverá dar continuidade a este trabalho em casa, de modo a que os seus familiares, com necessidades especiais, possam ser mais autónomos, apesar das suas limitações.

O dia Internacional da Pessoa com Deficiência é celebrado a 3 de dezembro e tem por intuito motivar a sociedade para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e à mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.

Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.

 

Povoação, 30 novembro de 2017

Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

 

Voltar atrás