Município da Povoação

Município da Povoação

  • Início
  • Povoação
      • História
      • Geografia
  • Município
      • Câmara Municipal
        • Mensagem do Presidente
        • Composição do Executivo Municipal
        • Galeria de Presidentes
        • Heráldica
        • Organograma
        • Reuniões de Câmara
        • Protocolos e Deliberações
        • Planos e Relatórios
        • Informação Económica e Financeira
        • Contratação Pública
        • Património Municipal
        • Geminações
        • Eleições
        • Transparência Municipal
        • Editais / Avisos
        • PO Açores 2020
        • Regulamento Interno de Proteção de Dados
        • PRORURAL
        • Regimento da Câmara
      • Assembleia Municipal
        • Composição
        • Reuniões da Assembleia
        • Editais
        • Regimento
      • Juntas de Freguesia
        • Freguesia de Água Retorta
        • Freguesia do Faial da Terra
        • Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios
        • Freguesia da Povoação
        • Freguesia de Furnas
        • Freguesia da Ribeira Quente
  • Agenda
  • Contactos
ptenfrdeites
  • Entrada | 
  • Notícias | 
  • Confraria do Butelo e da Casula fazem experiência inédita com o seu cozido nas Furnas

Confraria do Butelo e da Casula fazem experiência inédita com o seu cozido nas Furnas

by Super User
on 06 abril 2022

Alguns membros da Confraria do Butelo e da Casula de Bragança vieram às Furnas, a título de experiência, confecionar o cozido com típicas carnes do norte e as casulas (feijão que é colhido ainda na vagem quando o grão está bem formado, mas ainda não seco.

As vagens partem-se em bocados e põem-se ao sol a secar, durante vários dias). Depois de demolhadas, foram acompanhar as carnes no tacho e tudo foi confecionado com o vapor e o calor do interior da terra vulcânica. Este cozido teve a particularidade de ser confecionado só com os vários ingredientes de suíno, conforme manda a tradição bragantina. É constituído pelo butelo que é um enchido de porco feito com o estômago (bucho) e a bexiga do animal e recheado com cartilagem das vértebras, do próprio rabo do porco, costelas e alguma carne. O prato acompanha ainda pernil, orelheira, focinheira, chouriça da bucheira e batata. O Butelo com cascas é a ementa típica do almoço do domingo gordo e no Dia de Carnaval, nesta região do país, e ainda muitas vezes durante a época de inverno.

“Foi excecional. Estava com um pouco de receio, mas o resultado superou muito as nossas expetativas. Os sucos das carnes cozidas naquele vapor deram às casulas um sabor formidável, qualquer coisa que não dá para explicar”, afirmou Olivério Marcelino, Vice Grão-Mestre da Confraria do Butelo que acrescentou já estar na mira uma nova vinda, mas desta vez com um grupo alargado da confraria para o mês de novembro para repetir a experiência.

Os visitantes tiveram ainda a oportunidade de provar a diversidade das águas das Furnas e visitar algumas paisagens do município. Este encontro contou com o apoio da Câmara da Povoação, Junta de Freguesia de Furnas e da Sociedade Harmónica Furnense.

Povoação, 6 de abril de 2022

E.M./Gabinete de Comunicação e Imagem da Câmara Municipal da Povoação

Pesquisa
Tags Populares
  • Vila da Povoação
Município da Povoação © 2026. Política de Privacidade Mapa do Site
Login or register
Forgot Esqueceu-se do nome de utilizador?/ Esqueceu-se da senha??
Login with Facebook
Login with Google +